Entrada

Novidades do site

A Escola em fotos

Galeria de imagens

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Terça, 24 Fevereiro 2009 03:13

Alfândega da Fé de outros tempos – 6

 

 

Agora que está concluída a reedição dos textos e fotos que tinham sido publicados no Blog, dentro desta série, é tempo de retomar o assunto, pois entretanto fui encontrando mais algumas fotos interessantes.

Neste conjunto de 18 fotos apenas uma é a preto e branco e não foi tirada por mim. Aliás, “descobri” esta foto num dos primeiros cd’s em que gravei imagens e não encontro o original. Suponho que a aldeia seja Vilarelhos, mas desconheço a data em que foi tirada. Se alguém puder dar uma ajuda, agradeço.

 

 

 

As restantes fotos são a cores, embora algumas tiradas com uma pequena máquina de bolso que tive em finais dos anos setenta, princípios de oitenta, e ainda anda cá por casa, estragada há muitos anos e pronta para peça de museu! Embora tenha uma ideia sobre as datas em que foram tiradas estas fotos, não tenho a certeza sobre alguns locais que vou indicar.

Por isso mesmo, feita aquela excepção da foto a preto e branco, este conjunto vai de finais dos anos 70 até à década de 90 do século passado.

Embora mantenha o mesmo nome a esta série de textos, a ideia agora é ir acrescentando mais aspectos das aldeias, uma vez que já publiquei muito material da Vila. Se a intenção inicial foi a de dar a conhecer alguns aspectos de que poucos se recordariam, agora o interesse está também em mostrar como os espaços que habitamos se vão transformando década após década. Está bom de ver que não vai ser fácil esgotar as fotografias de que disponho, não contando com as que vou solicitando a outras pessoas. Na “forja” está também a intenção de organizar uma exposição com algumas das fotos que tenho publicado. Vamos lá ver se a ideia se concretiza.

Vamos às legendas. Os visitantes já sabem agora que as fotos se encontram na Galeria de Imagens. Basta clicar aqui para ir lá directamente.

Foto 1 – Legenda: Vilarelhos (?). Jogos tradicionais. Data desconhecida.

Foto 2 – Legenda: Agrobom. Ruínas da antiga Casa Paroquial. Anos 80.

Suponho que só já existe o espaço.

Foto 3 – Legenda: Felgueiras. Casa agrícola em ruínas. Anos 80.

Este é um dos casos em que a localização pode estar errada, pois já tentei confirmar e não dei com o local. Pode parecer estranho, pois Felgueiras é uma pequena aldeia, anexa de Agrobom. Mas a verdade é que entretanto as ruas foram melhoradas e algumas casas já não estão como no tempo em que tirei esta foto. Também pode acontecer que ande a procurar no local errado!

Foto 4 – Legenda: Sendim da Ribeira. Casa em xisto. Anos 80.

Aqui não existe dúvida, a casa ainda existe. O que me chamou a atenção na altura (e daí o ângulo da foto) foram as paredes tão desempenadas, apesar dos anos que já passaram por elas. Suponho que até a antiga placa dos correios ainda está no mesmo sítio.

Foto 5 – Legenda: Vilares da Vilariça. Cruzeiro. 1993.

Este espaço está hoje significativamente alterado. Para melhor, o que é sempre bom registar.

Fotos 6 e 7 – Legenda: Soeima. Anos 80.

As fotos apresentam o mesmo bairro, embora tiradas de locais diferentes.

Foto 8 – Legenda: Saldonha. Tanque. 1993.

Este espaço também já está alterado. Sinceramente, não sei se para melhor. De qualquer forma, a foto foi tirada com a intenção de enquadrar o tanque, os dois habitantes da aldeia e aquele pormenor do espaço para colocar informação. Embora nesta resolução da fotografia não se note, o cartaz é da Festa da Cereja.

Foto 9 – Legenda: Vales. Alminhas. Anos 80.

Não tenho podido comprovar se estas “alminhas” ainda existem. Espero bem que sim, pois deste tipo não conheço mais nenhumas no concelho, embora existam outras também interessantes. Aliás, era um trabalho interessante fazer a recolha desse património e de algumas histórias que certamente devem existir à sua volta.

Foto 10 – Legenda: Vales. Tanques públicos de lavar a roupa. Anos 80.

Este espaço também está alterado e neste caso para melhor, embora esta entrada da aldeia merecesse outro tratamento urbanístico. As “alminhas” da foto anterior ficavam no caminho que começa na parte de trás dos tanques.

Foto 11 – Legenda: Vila Nova (Sambade). Cruzamento. Anos 80.

Este espaço também já está alterado. A casa que se vê à direita foi substituída por uma construção nova.

Foto 12 – Legenda: Gebelim. Capela de S. Bernardino. Anos 80.

Outro espaço que também está alterado, para melhor. A capela, que é património classificado, está hoje com muito melhor aspecto, depois das obras de restauro, exterior e interior.

Foto 13 – Legenda: Sambade. Igreja Matriz. Anos 80.

Este era o estado em que estava a Igreja Matriz de Sambade (património classificado) e o largo envolvente. Actualmente, para além das obras de restauro da Igreja, existe ali um bonito e bem cuidado largo, que envolve todo o edifício.

Foto 14 – Legenda: Alfândega da Fé. Silos da Cooperativa Agrícola. Anos 80.

Esta foto já não se repete. O espaço agrícola está completamente alterado e os silos já não existem. A foto foi tirada na época das cerejeiras em flor, um espectáculo que não fica nada a dever às amendoeiras em flor.

Fotos 15 e 16 – Legenda: Alfândega da Fé. Procissão do Mártir S. Sebastião. Anos 80 e 90.

A festa do Mártir S. Sebastião já teve melhores dias. E as procissões bem mais gente! As fotos foram tiradas com cerca de dez anos de diferença. A primeira na década de 80 (rua das Barreirinhas) e a segunda em princípios da de 90 (rua do Quebra Costas).

Foto 17 – Legenda: Alfândega da Fé. Antigo salão dos Bombeiros. Anos 90.

Este espaço também já não existe. Os Bombeiros Voluntários têm um novo quartel e o antigo edifício deu lugar ao actual Centro Cultural.

Foto 18 – Legenda: Alfândega da Fé. Jogos Tradicionais. Anos 90.

Este espaço, na Praça do Município, ainda existe, mas foi pavimentado, pelo que já não se praticam ali os jogos tradicionais.

F. Lopes, 24 de Fevereiro de 2009

 
Copyright © 2019 Resistir no Nordeste. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.
 

Mensagens

 

ENTRUDO

2017

 

28 DE FEVEREIRO

ALFÂNDEGA DA FÉ

As fotos do Site

parlamento1...
Image Detail

Visitas desde 2005

Visualizações de conteúdos : 657824
Barragem do Baixo Sabor: o que pode melhorar?