Entrada > Manuel Vicente Faria

Novidades do site

A Escola em fotos

Galeria de imagens

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Carnaval 2009

Escolas fizeram mais um grande e animado Cortejo

 

 

As escolas do Concelho de Alfândega da Fé fizeram mais um grande e bonito Cortejo de Carnaval, no qual participaram igualmente três dos carros alegóricos que sairão à rua na próxima 3ª Feira.

Desde os mais pequenos do Infantário da Santa Casa da Misericórdia até aos alunos do 12º ano de escolaridade, este ano a participação parece ter sido maior e os pais e restante público contribuíram também para alegrar a festa numa tarde soalheira que fez esquecer a chuva do ano passado!

 

 

O Cortejo Escolar de Carnaval já leva muitos anos de realização. Não posso assegurar a data em que iniciou, mas suponho que foi ainda na década de 80, ou inícios da de 90 do século passado. De qualquer forma, já lá vão quase duas dezenas de anos e posso assegurar que quando tal tradição começou eram poucas as escolas de região que organizavam este tipo de cortejo.

Muitos antigos alunos da escola, hoje pais dos que a frequentam, recordam-se certamente dos grandes cortejos que se realizavam no seu tempo, quando o número de alunos nas escolas do concelho era bem maior do que actualmente.

O facto de haver muito menos alunos pode dar ideia de fraca participação na iniciativa mas, embora seja verdade que algumas turmas do 3º ciclo e sobretudo do ensino secundário já não se mobilizam com tanta facilidade, os restantes graus de ensino participam a cem por cento. Na verdade, não se podem inventar alunos para encher as ruas da Vila, mas isso não tira alegria e cor à iniciativa. Aliás, é justo dizer-se que foram os Cortejos Escolares que mantiveram viva a tradição ao longo de muitos anos, quando as iniciativas de 3ª Feira de Carnaval (Entrudo, como por aqui se chamava) já quase não se realizavam. Nos últimos anos as coisas mudaram um pouco, mas é bom recordar que ainda o ano passada este Cortejo Escolar voltou a ser a única iniciativa que se realizou na Vila.

O Cortejo Escolar foi-se transformando ao longo dos anos. A escola que lhe deu origem, a C+S, actual EB2,3/S, chegou a preparar vários carros alegóricos e embora a leitura das deixas me pareça só ter sido realizada uma vez, durante os primeiros anos era hábito escrever as deixas em folhas de cartolina, que se colocavam nos carros, ou eram transportadas pelos participantes. Actualmente o cortejo tem menos humor e crítica, características do Entrudo que foram sendo substituídas por mais cuidado nos adereços dos participantes e na sua organização por escolas/turmas. De qualquer forma, não deixa de ser uma iniciativa de ligação à comunidade e por isso tem continuado a sair à rua (penso que ininterruptamente) ao fim de todos estes anos.

Agora resta esperar que na próxima 3ª Feira todos adiram ao Cortejo que vai percorrer algumas ruas da Vila e que, pelos vistos, este ano promete animação, ainda que a velha tradição de ler as deixas e queimar o Entrudo pareça definitivamente perdida.

Clique aqui para ver mais fotos.

F. Lopes, 20 de Fevereiro de 2009

 
Copyright © 2021 Resistir no Nordeste. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.
 

Mensagens

 

ENTRUDO

2017

 

28 DE FEVEREIRO

ALFÂNDEGA DA FÉ

As fotos do Site

parlamento1...
Image Detail

Visitas desde 2005

Visualizações de conteúdos : 864719
Barragem do Baixo Sabor: o que pode melhorar?