Entrada > Manuel Vicente Faria

Novidades do site

A Escola em fotos

Galeria de imagens

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

CARNAVAL 2009

Alfândega da Fé em peso, como já não se via há muito tempo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi simplesmente espectacular este Carnaval 2009 em Alfândega da Fé. Um cortejo como já não se via há muito tempo e gente a assistir em tão grande número que mais parecia que aqui se tinha juntado o concelho todo.

Já não é novidade para ninguém que Fernando Dias (nesta primeira foto) tem sido a "alma" do Carnaval em Alfândega da Fé. Eu tenho acompanhado parte do imenso trabalho (e muito dinheiro) que este homem tem para produzir os carros alegóricos mais interessantes que têm saído no cortejo. Com a particularidade de que é quase tudo feito pela mão dele e a ajuda de um grupo muito pequeno de pessoas. Na altura do Carnaval o grupo lá se alarga mais um pouco, como aconteceu mais uma vez na passada Terça-Feira (Fotos seguintes)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este ano, como se pode ver pelas imagens que coloco na Galeria de Imagens, o esforço valeu a pena. O cortejo contou com a adesão de um grupo de mulheres que se entusiasmaram e quiseram recordar as cantigas e danças do Dr. Manuel Faria, saídas num outro cortejo em favor do Hospital (que já não existe...) em 1948. A vontade deste grupo de mulheres arrastou consigo outras vontades e o número de pessoas foi crescendo, com músicos da Banda e outras pessoas que simplesmente se quiseram associar à ideia. A notícia antecipada de que as cantigas e danças do Dr. Faria fariam parte do cortejo de Carnaval trouxeram para as ruas uma verdadeira multidão de pessoas, algumas para recordar essa passagem da história da terra e outras por simples curiosidade, para saber do que se tratava.

 

Com pouco mais de uma semana de ensaios e a ajuda preciosa de Avelino Jaldim, um alfandeguense que já vai nos 83 anos de idade mas ainda mostra como se cantavam essas músicas (parte das letras e até algumas correcções a letras que por aí têm circulado deve-se à sua extraordinária memória, para não falar já do rigor que coloca nas melodias... um hábito que lhe vem dos tempos em que também andou pela Bande de Alfândega da Fé) este grupo de mulheres ensaiou cinco cantigas (duas da Portela, Adro, Castelo e Despedida) e uma pequena coreografia de dança para cada uma delas, nada que se assemelhe às danças originais (pelo que me contam) mas ainda assim a dar um ar de graça a esta iniciativa.

O resto foi a adesão expontânea de muitas pessoas que se mascararam para participar no cortejo e depois o público que no final encheu o fundo do jardim municipal para ouvir as cantigas do Dr. Faria.

De toda esta azáfama saiu já uma ideia interessante. O mesmo grupo vai ensaiar oito o nove cantigas do Dr. Faria e fazer a sua apresentação no Auditório do Centro Cultural, que tem exactamente o nome deste homem que viveu largos anos em Alfândega da Fé e foi seguramente a figura mais dinâmica na animação cultural do século passado. Se esta ideia se concretizar o espectáculo será lá para o mês de Julho, podendo vir a constituir uma fonte de receita para a Festa do Mártir S. Sebastião.

Aproveito também para dizer aos visitantes deste espaço que estou a preparar um pequeno trabalho sobre o Dr. Manuel Vicente Faria que pretendo publicar aqui durante o mês de Março.

CLIQUE AQUI E VEJA DIRECTAMENTE AS FOTOS DO CORTEJO DE CARNAVAL 2009.

F. Lopes, 25 de Fevereiro.

 
Copyright © 2021 Resistir no Nordeste. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.
 

Mensagens

 

ENTRUDO

2017

 

28 DE FEVEREIRO

ALFÂNDEGA DA FÉ

As fotos do Site

carnaval_20...
Image Detail

Visitas desde 2005

Visualizações de conteúdos : 864702
Barragem do Baixo Sabor: o que pode melhorar?