Entrada > Manuel Vicente Faria

Novidades do site

A Escola em fotos

Galeria de imagens

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

SOEIMA

Via-Sacra ao vivo junta meio milhar de pessoas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A iniciativa já não é inédita e nos últimos anos tem percorrido rotativamente as Paróquias a cargo do Padre Francisco Pimparel. Este ano coube à Paróquia de Soeima organizar a Via-Sacra ao vivo, que contou com cerca de sessenta figurantes e meio milhar de participantes.

 

 

 

Esta iniciativa religiosa contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Soeima e da Câmara Municipal e graças aos transportes disponibilizados permitiu a presença de devotos das restantes Paróquias a cargo daquele Pároco (Agrobom, Gebelim, Parada, Sambade, Sendim da Ribeira, Vales, Valpereiro e Vilarchão). Naturalmente que uma iniciativa com estas características também atrai gente de outras localidades do concelho (e até de fora dele) e foi isso que aconteceu, explicando-se assim o número dos que foram até Soeima na noite do passado dia 4 de Abril.

No próximo ano a Via-Sacra ao vivo realiza-se noutra das paróquias já referidas, em princípio na de Parada.

Deixo aqui um conjunto de fotos que me foram gentilmente enviadas pelo Padre Francisco Pimparel, tiradas por pessoas que acompanharam de perto esta Via-Sacra, pois eu desta vez não tive oportunidade de fazer essa recolha, como aconteceu em Sambade, em 2008. Por essa mesma razão, a ordem das fotos pode não corresponder exactamente à sequência dos vários quadros que compõem a Via-Sacra e pelo facto peço desculpa. No entanto, pareceu-me que mais importante do que aquela ordem seria deixar este registo, mesmo que algumas fotos não consigam captar o realismo do trabalho desenvolvido por estas pessoas que, movidas pela Fé, ganham coragem para colocar nas ruas da sua aldeia uma encenação com esta dimensão e complexidade organizativa, na qual se torna evidente que o gosto popular pelas representação está longe de se poder considerar extinto e essa é também uma nota cultural de relevo, pelo menos na perspectiva em que eu me coloco face a estas iniciativas.

Clique aqui para ver as fotos da Galeria de Imagens.

 

F. Lopes, 8 de Abril de 2009

 
Copyright © 2021 Resistir no Nordeste. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.
 

Mensagens

 

ENTRUDO

2017

 

28 DE FEVEREIRO

ALFÂNDEGA DA FÉ

As fotos do Site

p1011515
Image Detail

Visitas desde 2005

Visualizações de conteúdos : 864700
Barragem do Baixo Sabor: o que pode melhorar?